O INSTANTE

Qual é o segredo da felicidade? Onde se cumpre a felicidade? No instante. Toda a felicidade está no instante. O que é que se opõe à felicidade? O desvio do instante. Seja porque se olha para trás ou porque se olha para a frente. E então esquece-se o instante. E com o esquecimento do instante também se esquece a felicidade do instante. Permanecer no instante é uma disciplina elevada que podemos praticar.

Toda a vida é no instante, somente no instante. Ela está plenamente no instante. No instante, agora, a vida está cumprida. Abrimos o coração para esse instante e agradecidos por ele desfrutamos do instante.

No instante não existe lamentação nem temor. Todo o temor assenta no futuro. Todo o lamento assenta no passado. No instante estamos sem lamentação e sem temor.

Porque é que as crianças estão tantas vezes felizes? Porque se encontram somente no instante.

Quero dizer algo mais sobre o instante. Viver de instante em instante também significa morrer de instante em instante. A cada instante deixa-se atrás o velho.

Bert Hellinger, In Felicidad que Permanece. Lo esencial de las constelaciones familiares. Editorial Ridgen Institut Gestalt. Traduzido do castelhano por Eva Jacinto.

Hakuin Ekaku: Two blind men crossing a log bridge.

Hakuin Ekaku: Two blind men crossing a log bridge.

Tagged
%d bloggers like this: