Início » APLICAÇÃO DAS CONSTELAÇÕES AO CAMPO PEDAGÓGICO

APLICAÇÃO DAS CONSTELAÇÕES AO CAMPO PEDAGÓGICO

Dois excertos do texto de  Marianne Franke-Gricksch, autora que se dedica à aplicação das constelações ao campo pedagógico. O texto está disponível nesta página para descarga.

“A constelação familiar é uma aplicação do ponto de vista sistémico. Como intervenção psicológica ela não pertence à escola. Mas as crianças conhecem as ordens [do amor]. E desejam-nas. Todo o nosso amor flui mais facilmente dentro da ordem e isso também as crianças o compreendem.”

Marianne Franke-Gricksch

“Com as constelações familiares as pessoas adquirem uma experiência profunda do enraizamento na sua família de origem. Também experienciam que o enraizamento na sua família determina a sua personalidade como professores. Depois das constelações familiares, pode ser que os professores não façam melhor na realidade, mas estão mais conscientes. Na relação com os seus alunos, já não dependem de interpretações. Eles reconhecem a situação e exigem mais claramente aquilo que a escola exige às crianças: a concentração no compromisso social e a predisposição para aprender.”