CONSCIÊNCIA

A EXPIAÇÃO

Quando me sinto culpado, faço alguma coisa para voltar a sentir-me inocente. Quer dizer que faço algo que me restitua a segurança que advém de poder pertencer, custe o que custar. E irei decidir-me por uma e rejeitar a outra. E deste modo continuo a ser dono das minhas decisões e do meu destino, mas também dono do destino daqueles a quem rejeito. Converto-me num artífice da minha felicidade e da desgraça deles.

Inesperadamente estamos agora a mover-nos no campo da justiça. A justiça quer refazer o bem e castigar o mal, para repará-lo em conformidade com as condições da minha consciência e, se não o consegue, procura então erradicá-lo.

Para tal movimento-me em harmonia com o deus da minha consciência, que quer a minha justiça, de modo que em seu nome estou autorizado a impor a minha justiça, a sua justiça, e a estar seguro da minha recompensa e da minha pertença a ele.

Aqui me detenho.

 

cruzeiro_seixas_casa_da_liberdade_2013

Cruzeiro Seixas

O MEU DEUS

A questão que se coloca é: Existe esse deus? Pode ele existir? Existe um deus que me pertença e a que outros hão-de obedecer para poderem ser justos, serem justos ao meu deus e, em última instância, a mim e à minha justiça? É o meu deus verdadeiramente do todo e os outros terão o mesmo deus que eu, obedecendo-lhe para se sentirem justos? Ou têm, tal como eu, o seu próprio deus, que está por detrás das suas consciência, e que lhes permite serem justos se lhe obedecerem e rejeitarem a outros, quer dizer, se nos rejeitarem a nós, tal como antes nós os rejeitávamos a eles? E assim, para o seu deus eles têm razão e nós não, o que significa que nós teremos de ser condenados e excluídos para que eles possam sentir-se justos?

Agora torna-se totalmente consciente a estreiteza dos nossos movimentos da consciência e a estreiteza dos movimentos da consciência dos outros.

 

Bert Hellinger In Éxito en la Vida, Éxito en los Negocios. Cómo Lograr Ambos a la Vez (2010). Editorial Rigden-Institut Gestalt, Barcelona.

Traduzido do castelhano por Eva Jacinto

Tagged ,